quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A primeira Cangaceria

Na foto, Filha de Maria Bonita em frente há uma foto de sua mãe.
Nascida em 8 de março de 1911 Maria Gomes de Oliveria chamada de "Maria Bonita".
Maria Bonita nasceu em uma pequena fazenda em Santa Brígida, na Bahia. Muito nova Maria antes de ir para os Cangacerios era casada com José Miguel da Silva. Em 1929 Maria Bonita havia fugido de sua casa, pois avia brigando com seu marido e como de costume foi para casa de seus pais, aonde ela reecontra Virgulino, o Lampião. O qual era amigo ja da família Oliveira.
Após a passagem de Virgulino pela casa dos pais de Maria, sua mãe fala da admiração que ela tinha por ele então ele ao passar pela fazenda se encanta com Maria Bonita e depois de um ano o "Rei do Cangaço" (Virgulino) convida Maria Bonita a se juntar aos Cangaceiros e se torna a primeira mulher a fazer parte do grupo.
Maria Bonita foi morta após um ataque ao bando, e depois da autópsia constataram que ela teria sido degolada ainda viva. E assim é assasinado um dos casais mais famosos do país no dia 28 de julho de 1938.

Um comentário:

Bia Novaes disse...

O conteúdo é bom, mas é preciso tomar cuidado com os erros de português! "Havia". Está sem a letra H, o nome Oliveira está escrito errado e a pontuação em diversas passagens está incorreta. Em outras páginas há, inclusive, erros de concordância. Se vocês tiverem interesse, ficarei feliz em ajudá-los na revisão do blog. Sou linguista e professora de português e inglês. Podem entrar em contato. Um abraço.