domingo, 12 de outubro de 2008

Causas do Cangaço


As causas desse movimento teve origem bem variada. A situação de seu povo, a pobreza, as péssimas condições de vida, injustiça, contribuiram não só pro Cangaço, mas pra vários outros movimentos.Mas foram estas circunstâncias as mais importantes para que começassem a surgir os cangaceiros. Muitos, eram pequenos proprietários, mas mesmo assim tinham que se sujeitar aos coronéis. Do meio do povo sertanejo rude e maltratado surgiram os cangaceiros que lutavam pela sobrevivência. Nos dias de hoje a situação da região não mudou muito, os cangaceiros não existem mais , mas as condições são praticamente as mesmas.

A economia brasileira progrediu, mas esse progresso deixou de lado a estrutura caótica e ultrapassada das distâncias sertanejas.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bem argumento, essa realidade do cangaço de fato precisa vista pela parte menos favorecida.
joão Maciel Barrêto Fernandes

DR.TimberWolf disse...

sei que e um pouco antigo mais eu to comentando isso em td q e lugar os cangaçeiros sao do bem duque de caxias e considerado um heroi mais ele e um inimigo dos negros e dos cangaçeiros tem uma animaçao brasileiro demorou anos pra ser feita um filme que diz isso mt bem e e sobre um indio que revivi de tempos em tempos pra ficar junto da sua amada mostra cada situaçao que o brasil passou como o cangaço e os negros na luta de duque de caxias o futuro brasil e mundo a colonizaçao a cultura dos indios em partes etc pra nao dar mt spoiler ne ele ganha esse poder de voar de um deus dos indiginas na sua primeira vida so que chega o mal no caso os homens brancos e isso traz a destruiçao de sua e de demais tribos e muito bom pra que quer saber de todas as injustiças do brasil na historia
o nome e Uma historia de amor e fúria

Unknown disse...

Nao tem nada ave com o cangaço
Brincando ta maravilhoso

Unknown disse...

O cangaço teve como sua principal origem a situaçao social a qual era imposta pelos grandes donos de terras( os coronéis)e somado a isso também o descaso por parte do poder público e isso é fato.
Porém se alisarmos às minúcias veremos pois que o cangaço no Brasil ainda existe.
Hoje de uma forma bem mais organizada é claro, mas não deixa de ser cópia do modelo original.
Pois bem vamos lá,a situação econômica e social fez com o que alguns grupos se rebelassem e surgiu pois a " luta pelos direitos iguais".
Ou seja, no cangaço Porém o que vimos é que os crimes cometidos dantes apenas por senhores feudais, agora não menos diferente o próprio povo cometia os crimes.
Eles saqueavam,furtavam,matavam e impunham o terror geral,fazendo pois do efeito modelo fiel da causa.
Hoje os cangaceiros modernos São os traficantes de comunidades que dominadas por grupos que pregam a liberdade e igualdade social,quetal culpa é atribuída ao poder público e a sociedade Elitista,praticam o cangaço moderno como os requintes, dissipando famílias, introduzindo jovens ao crime,impondo as suas próprias legislações as comunidades etc.
A verdade é : Que tanto no cangaço do passado, quanto no cangaço do presente
O roteiro da história é o mesmo só mudaram os personagens.