quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Influência do cangaço na Literatura Cordel


É muito interessante a influência do Cangaço na literatura de cordel. A literatura de cordel ignora tudo que é ruim no Cangaço e tudo que é sexo . Ela só fala do Cangaço de uma maneira heróica, daí, a maior força que se dá a essa visão heróica do cangaceiro. Existe um ensaio do Mário de Andrade, que se chama Romanceiro do Cangaço, em que ele diz: "Que os contadores do Nordeste, os compositores dessas músicas de cordel, eles agem mais ou menos como os poetas gregos: os deuses gregos, os heróis gregos são perfeitos, eles não são seres de carne e osso. Na poesia clássica grega, são tratados apenas os seus grandes feitos e tragédias. O cotidiano, que na verdade passa a ser a realidade das coisas, não é tratado, assim como o Cangaço. Lampião é um sujeito super sabido, ou então, ele é super maldoso, essa coisa toda. O cotidiano do Cangaço fica de fora."Faz parte da mistificação, o que é muito natural, o que não tira nenhum valor da literatura de cordel."Quando nós dizemos uma coisa, por exemplo: quando se diz que a literatura de cordel não expressa a realidade do Cangaço, não estamos negando a literatura de cordel. É impossível negar a literatura de cordel como transmissão oral da história. O que é preciso é que tenhamos um conhecimento crítico da realidade como o cantador trata essa história. De como ele se insere. Na verdade, o próprio cantador de cordel, faz parte do Cangaço; o próprio Lampião era um cantador, era um compositor. Então, eles têm uma visão muito peculiar da coisa, uma visão mística e que é do ponto de vista deles. Mas do ponto de vista crítico, evidentemente, não corresponde à verdade.
A literatura de cordel é muito importante para se entender o Cangaço, sem literatura de cordel não se entende.

Nenhum comentário: