quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O que foi "O Cangaço"?


O Cangaço foi um movimento originado no nordeste brasileiro. Ocorreu em meados de XIX até o século XX. Aconteceu por questões sociais e fundiárias do Nordeste, onde grupos ou indivíduos que assaltavam fazendas, sequestravam coronéis que eram grandes fazendeiros, saqueavam comboios e armazéns. Eles não tinham uma moradia certa, e viviam andando por aí praticando esses crimes e espalhando medo pelo sertão nordestino.

Aqueles que respeitavam e obedeciam as ordens dos cangaceiros não eram prejudicados e muitas vezes eram até ajudados.Atitudes assim faziam com que eles fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população. Podemos então, entender o Cangaço como um fenômeno social caracterizado pela atitude violenta dos cangaceiros.



17 comentários:

súùh disse...

obrigada,por me ajudar em um trabalho de escola ....
xau bjssssss

Unknown disse...

Obrigada .. me ajudou muito em meu trabalho de história ❤

Unknown disse...

E
Que exerceu a liderança deste movimento ???

Unknown disse...

Havia alguns líderes e o mais famoso, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião era mais conhecido por ser um dos mais velhos e de acordo com seus companheiros, ele podia disparar tão rapidamente que era possível iluminar o lugar, porém cada bando tinha o seu líder e não todos os cangaceiros era subordinados a ele mas pregavam muito respeito.

Unknown disse...

Quando acontece o cangaço?

Unknown disse...

Entre XIX e XX

Unknown disse...

qual o lado positivo de ter havido o cangaco ?

Unknown disse...

qual o lado positivo de ter havido o cangaco ?

Unknown disse...

Obrigada por ter me ajudado.

Unknown disse...

Pra mim lampiao nem foi herói nem bandido .Apenas um cangaceiro que Viveu de acordo com o seu tempo .O sistema atual continua pior que a época so cangaço. "OS CORONÉIS CONTINUAM
MUITO MAIS MODERNIZADOS
NO LUGAR DAS GRANDES FAZENDAS
APARTAMENTOS SOSFISTICADOS
ESTÃO MATANDO E ROUBANDO MUITO MAIS
QUE OS HOMENS DO CANGAÇO "

#Sertaneja_Com_Orgulho
#Cangaço_No_Sangue
#Neta_Do_Coiteiro_Adalto_Félix 😘

Unknown disse...

Não ajudou porra nin uma seis são tudo burros não sabem fazer caralhos nem um texto de noias cangaceiros vc merece todo os aplausos de satanás

Unknown disse...

Me ajude eu quero saber a onde aconteceu o cangaso no sertao

Unknown disse...

19 e 20

Unknown disse...

como terminou?

Unknown disse...

Me ajudou bastante, mas qual foi a causa e a consequência do fim do cangaço????
Me responde aí por favor

Unknown disse...

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE O CANGAÇO E O CORONELISMO?

Unknown disse...

Foda-se