terça-feira, 14 de outubro de 2008

Episódio Macabro


A fotografia das 11 cabeças cortadas revela uma composição bastante elaborada. As cabeças dos cangaceiros mortos em Angicos pela volante de João Bezerra foram dispostas sobre um lençol branco, estendido sobre os degraus da igreja de Santana do Ipanema. A posições que as cabeças estava expostas não era conhecidência. A de Lampião foi isolada, está em primeiro plano, para mostrar que agora agora estava reduzido ao comando de um grupo de cabeças decepadas.
Foi nessa ocasião que a encenação do cangaço teve seu auge. Em resposta à afirmação de poder do célebre cangaceiro, decapitaram-no e exibiram sua cabeça e a de seus companheiros como troféus,para mostrar aos olhos do mundo que esse corpo fechado, impermeável às balas e às facas, podia ser cortado e pedaços. Essa fotografia,das cabeças dos cangaceiros, coloca o público diante de uma violência que desperta a sensação de ausência de limites. Tudo parece ser permitido, em uma espécie de derrapagem descontrolada.

3 comentários:

Unknown disse...

covardia que fiseram com o lampiao e seus cangaceiros,pois eu fiquei sabendo que eles forao mortos na traiçao .........

Unknown disse...

Cortar as cabeças dos cangaceiros foi uma atitude de mostrar a sociedade que grupos marginalizados,não maiores que poder estatal,não cortaram apenas a cabeça de Lampião,mas também de Antonio Conselheiro,Zumbi dos Palmares,Tiradentes,e quantas foram cortadas no regime militar?!ou seja todos que levantarem contra modelo social cruel e violento seram decapitados...

Vilma Campos disse...

Olá,
Você saberia me dizer onde está essa foto original?
Estou fazendo uam pesquisa e preciso dessa referência... já entrei em contato com o Instituto Nina Rodrigues e eles disseram que lá só constam as fotos dos laudos realizados nos corpos mas essa foto em especial não...
Se você tiver algo que possa me encaminhar meu endereço é vilmascampos@hotmail.com
Obrigada