domingo, 12 de outubro de 2008

A imagem dos Cangaceiros para o povo nordestino


A mesma falta de consciência social que o cangaceiro tinha, o povo do sertão também tinha. Então, via no cangaceiro um sujeito poderoso, um homem forte que enfrentava a vida, que lutava e que vencia, e muitas mulheres, principalmente as mocinhas, se apaixonavam por esses tipos e acabavam entrando no Cangaço para seguir seus heróis e passavam a ser cangaceiras e assumiam o mesmo nível e ritmo de vida deles, inclusive as mulheres tiveram muita influência no Cangaço. Uma das mulheres que mais influência teve no Cangaço é a Dadá, mulher de Corisco, que ainda está viva, dá muita entrevista. Os depoimentos que existem sobre ela, apresentam-na como uma mulher de muita maldade e que influenciava muito no Corisco no sentido de cometer várias estripulias das que ele cometeu.
Por outro lado, existiam mulheres que eram apaziguadoras, como Maria Bonita, que continha muito Lampião e salvou a vida de muita gente.
A grande maioria entrava para o Cangaço de vontade própria, porque se apaixonava pela figura do herói cangaceiro.

5 comentários:

Gena santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gena santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gena santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gena santos disse...

esses ficarão pra historia mesmo com sua coragem e determinação

Unknown disse...

Falta de consciência social que o povo tinha? Não entendie essa parte. Sei bem que o povo era pobre, humilhado, esculachado pelos coronéis assim como pobre é esculachado pela policia hoje!