quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As armas do Cangaço

Os cangaceiros usavam alguns tipos de armas como pistolas, rifles e também alguns usavam um punhal. Aqui estão algumas delas:

Bergmann MP 18-1, modelo 1918. Submetralhadora utilizada no final do cangaço. Duas peças deste modelo foram utilizadas pela Volante no combate em Angico. Carregadores com capacidade para 50 tiros cada. Conhecida também como "costureira".

Revólver Colt modelo Police Positive. Arma utilizada pelos cangaceiros e pelas Volantes.

Pistola Luger - modelo 1908. Uma arma destas foi encontrada com Lampião, após sua morte, em Angico.

Pistola Browning, modelo 1910. Arma utilizada normalmente pelas mulheres do bando.

Fuzil Mauser, modelo 1908. Arma mais utilizada pelos cangaceiros após Março de 1926.

Mosquetão Mauser, modelo 1908.

Winchester - modelo 1873. Arma usada no período inicial do cangaço. Conhecido como:Rifle Papo Amarelo.

Punhal e bainha semelhantes aos usados por cangaceiros.

8 comentários:

  1. "Não havia machismo no cangaço."... Então cangaceiro era tudo baitchola kkkkkkk!!!.

    ResponderExcluir
  2. O comentário sobre o nome de Lampião não é verídico.O nome foi dado por Corisco,qundo êle procurava por um cigarro que tinha perdido a noite,então Virgulino fez um disparo com seu mosqutão que clareou tudo.Ai Corisco falou que parecia um lampião por causa do clarão do tiro.Dai surgiu o nome acende lampião e ficou Lampião.

    ResponderExcluir
  3. Essa informação é meio controversa, um cara astuto como lampião iria revelar sua localização atirando a noite? Essa pode descartar. A mais aceita é o fato dele ser muito rápido no gatilho e quando ocorria durante a noite era natural que o cano do fuzil ficasse encandecente. Como algo parecido como um lampião.

    ResponderExcluir
  4. Essa informação é meio controversa, um cara astuto como lampião iria revelar sua localização atirando a noite? Essa pode descartar. A mais aceita é o fato dele ser muito rápido no gatilho e quando ocorria durante a noite era natural que o cano do fuzil ficasse encandecente. Como algo parecido como um lampião.

    ResponderExcluir
  5. Essa informação é meio controversa, um cara astuto como lampião iria revelar sua localização atirando a noite? Essa pode descartar. A mais aceita é o fato dele ser muito rápido no gatilho e quando ocorria durante a noite era natural que o cano do fuzil ficasse encandecente. Como algo parecido como um lampião.

    ResponderExcluir
  6. Essa informação é meio controversa, um cara astuto como lampião iria revelar sua localização atirando a noite? Essa pode descartar. A mais aceita é o fato dele ser muito rápido no gatilho e quando ocorria durante a noite era natural que o cano do fuzil ficasse encandecente. Como algo parecido como um lampião.

    ResponderExcluir
  7. A versão mais comentada pela maioria dos biógrafos era a velocidade que ele usava o fuzil mauser,a velocidade que utilizava no ferrolho para expulsar a cápsula vazia e introduzir uma bala na câmara. Vale lembrar que o fuzil maus era ainda é utilizado por muitas polícias militares no nordeste.

    ResponderExcluir